http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/agente/1007/

 

O Movimento Cultural  Penha é uma Organização não governamental que teve início em 1984, por um grupo de artistas, músicos, atores, produtos culturais, entre outros se encontrava no Teatro Martins Penna para organizar eventos culturais no Largo do Rosário.

slide-833

Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

“Entre 1994 e 2000 desenvolve o Projeto Zona Leste a Escola vai ao Teatro ocupando os Teatros Martins Penna e Flávio Império no Cangaiba, focando na formação de público ao teatro, criação de grupos amadores e Festivais envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, chegando a um público de cerca de 9.000 pessoas em 2000.” (http://tribufu-mcp.blogspot.com.br/p/historico-projetos.html)

 

slide-834

Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

“No inicio de 2001, passa por um processo de reestruturação, formalizando-se como organização social e estabelece parcerias com a Secretaria Municipal do Trabalho e UNESCO em 2002, no Programa Bolsa Trabalho. Com a Secretaria Municipal de Cultural, Programa VAI, desenvolveu projetos de comunicação em fanzine e mídias alternativas em 2008 e 2009.” (http://tribufu-mcp.blogspot.com.br/p/historico-projetos.html)

“Em 2006 passa a atuar mais estreitamente nas áreas de Memória Local e Patrimônio a partir do acervo doado pela família do Memorialista Penhense Hedemir Linguitte e a Parceria com o Memorial Penha de França. Em 2005 é reconhecida pelas suas atividades também como Ponto de Cultura do Município de São Paulo – Programa Cultura Viva – e Pontinho de Cultura em 2010 ambos pelo Ministério da Cultura, esta última sendo uma premiação concedida pelo trabalho realizado com crianças e jovens com o Projeto Recado aos Nossos Ancestrais.” (http://tribufu-mcp.blogspot.com.br/p/historico-projetos.html)

 

Alguns Projetos

2-ururay

http://ururaypatrimoniocultural.blogspot.com.br

 

O Grupo Ururay é um coletivo de indivíduos interessados na preservação do Patrimônio Cultural da região Leste de São Paulo. Independente, sem fins lucrativos e sem vinculação com instituição privada, pública ou religiosa o Grupo tem como objetivos: o fortalecimento de ações que objetivem a preservação, a apropriação e, consequentemente, a valorização dos Patrimônios na região Leste de São Paulo.

3-visita-zl-ururay

http://ururaypatrimoniocultural.blogspot.com.br

 

Roteiro Gratuito realizado pelo projeto:

Dia 15/10 – sábado – Às 9h30 

SUBPREFEITURA DA PENHA

Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, Penha de França – data de 1802.

Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, Penha de França, inaugurada em 1952.

Escola Estadual Santos Dumont, Penha de França, inaugurada em 1913.

Objetivo: Discutir com a comunidade:

  • Você conhece os patrimônios do seu bairro ou da sua região?

  • O que é um patrimônio cultural?

  • O que é tombamento?

  • Qual a relação que um patrimônio pode ter com o desenvolvimento local?

    slide-873

    Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França  – construção de 1802 e tombamento em 1982.

A Escola Estadual “Santos Dumont” hoje é um dos Patrimônios do Bairro

slide-588

Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

penha-31

Fonte da imagem: Autoras, 2016

 

slide-336slide-335

Fonte das imagens: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

Escola Estadual da Penha

slide-368

Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

O Estadual da Penha foi a novidade nunca vista em um prédio escolar da época do modernismo, baseado nas concepções originais do educador Anísio Teixeira, inaugurada em 1952, o tombamento se deu em 23/03/2009 – CONDEPHAAT.

slide-367

Fonte da imagem: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016

 

Rampas ao invés de escadas, janelas panorâmicas para aproveitamento da luz solar e melhor ventilação, uma piscina e um teatro.

slide-662penha-26

Fonte das imagens: Retratos da Penha, Memorial Penha de França, São Paulo, 2016 e Autoras

 

Outras Atividade vinculadas ao Movimento Cultural

4_cidade-cultura

http://ururaypatrimoniocultural.blogspot.com

 

A participação do Ururay se dará com a realização do Painel “Cidade Cultura Ocupações”. Este painel tem como objetivo propor a discussão e reflexão sobre um fenômeno de grande importância para se entender a relação da população com o Patrimônio e, numa outra escala, com a própria cidade.

O Painel “Cidade • Cultura • Ocupações” aconteceu no dia 28 de junho de 2016, no espaço da Biblioteca José Paulo Paes (no Centro Cultural da Penha).

5-reuniao

http://ururaypatrimoniocultural.blogspot.com.br

 

ANGANA tem como objetivo a promoção e articulação de conhecimentos relacionados às histórias e culturas das populações afro-brasileiras da cidade de São Paulo, por meio do desenvolvimento de pesquisas, ações de educação patrimonial, encontros, discussões e visitas guiadas pela cidade.

6-largo-do-rosario_lancamento

https://www.google.com.br/search?q=engana+images&client=safari&rls=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiF-Lb1v6jQAhVCiZAKHXGNB2cQ_AUICSgC&biw=1262&bih=639#tbm=isch&q=angana+-+n%C3%BAcleo+de+pesquisas&imgrc=eTgqbK-iy8Y2MM%3A

 

http://tribufu-mcp.blogspot.com.br/p/pipoca-com-batom.html

 

Conhecimento da cultura quebra os antigos paradigmas e preconceitos

 

A Roda de Samba do Rosário é uma atividade da Comissão iniciada em 2014, que ocorre todo último sábado de cada mês, das 14hs às 18hs no Largo do Rosário.

8-samaba-do-mes-de-novembro

Reúne grupos de artistas da velha guarda e nova geração do samba.

Os encontros têm como características a troca, o fortalecimento das tradições, o intercâmbio inter gerações e entre linguagens que dialogam com o samba como chorinho, o samba de roda, o jongo, o samba enredo, entre outros.

 

Agradecimento:

Patrícia Freire

Representante do Movimento Cultural Penha

Deixe um comentário